Festa de São Tiago Menor inicia nesta quarta-feira no Santarém

A festa de São Thiago Menor, padroeiro da comunidade do Santarém, na Zona Norte de Natal, terá início nesta quarta-feira, 2, e segue até o dia 6 de maio. O tema deste ano será: “São Thiago Menor, ajuda-nos a ser sal da terra e luz do mundo”, com o lema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”.

A Igreja do Santarém foi fundada no dia 4 de novembro de 1983, pelo Padre Tiago Theisen. Na época, a comunidade integrava a Paróquia de Santa Maria Mãe. Padre Tiago conseguiu a doação do terreno e trazendo recursos da Alemanha, ergueu um galpão o qual viria a se tornar a capela tempos depois. Após erguido, a comunidade deu continuidade à construção com recursos adquiridos por meio de doações e eventos.

Tiago, também conhecido como Santiago Menor, é referido pelos católicos romanos no Novo Testamento como um irmão do Apóstolo Judas e filho de Maria, esposa de Cléofas. Conforme tradição da Igreja Católica, ele foi o primeiro bispo de Jerusalém e escreveu a epístola canônica de São Tiago, uma das epístolas do Novo Testamento.

A programação contará com intensas atividades e missa durante os 5 dias celebrada por padres nativos da comunidade além do tradicional jantar de São Thiago Menor.

Programação:

02 de maio (quarta-feira) – Abertura

• 19 h – Chegada das imagens peregrinas de São Thiago Menor e hasteamento da bandeira.
  • 19:30 h – Missa
  • Celebrante: Pe. Charles Dickson Macena (pároco de Santa Terezinha)
  • Comunidades convidada: Todas as comunidades.
  • Pastorais intencionadas: Legião de Maria, Mãe Rainha e Terço da Misericórdia.

03 de maio (quinta-feira) – Tríduo

• 18 h – Adoração a Jesus Eucarístico
  • 19:30 h – Missa
  • Celebrante: Pe. José Sílvio de Brito (pároco de Santa Maria Mãe)
  • Comunidades convidada: Setor III (Potengi e Alvorada)
  • Pastorais intenciona: Pastoral da Saúde, Terço dos Homens e Ministros Extraordinarios as Sagradas comunhão Eucarística

04 de maio (sexta-feira) – Tríduo

• 18 h – Batismo de Adulto
  • 19 h – Adoração a Jesus Eucarístico
  • 19:30 h – Missa
  • Celebrante: Pe. Francisco das Chagas de Souza.
  • Comunidades intenciona: Soledade II
  • Pastorais intencionada: Canto Litúrgico, Apostolado da Oração e Pastoral do Batismo

05 de maio (sábado) Tríduo

• 8 h – Oficio da Imaculada Conceição
  • 18 h – Casamento comunitário
  • 19:30 h – Missa
  • Celebrante: Pe. Edinaldo Virgílio da Cruz (Seminário de São Pedro)
  • Comunidade convidada: Setor II (Parque Floresta e Nova República)
  • Pastorais intenciona: Liturgia, Coroinhas, Acolhida, Pastoral da Juventude e Pastoral da Família
  • Jantar de São Thiago Menor (após celebração)

06 de maio (domingo) Encerramento

• 18 h – Missa de Encerramento
  • Celebrante: Pe André Martins Melo (Administrador paroquial de Sant’Ana)
  • Comunidades intenciona: todas as comunidades
  • Pastorais intencionada: Renovação Carismática Católica, Intercessão e Pastoral do Dízimo.
  • Procissão nas ruas do santarém.

Foto: Pascom