24ª Festa de Sant’Ana é encerrada com fé e devoção

No último domingo (31), a Paróquia de Sant’Ana Soledade II encerrou os festejos de sua padroeira com missas na Igreja Matriz, pela manhã e tarde, e procissão pelas ruas da área paroquial, num percurso que contemplou duas comunidades da Paróquia. Em 2016 a 24ª Festa de Sant’Ana refletiu a misericórdia de Deus que passa e geração a geração.

Celebrada às 16h, a Missa Solene de encerramento da festa foi presidida pelo Administrador Paroquial de Sant’Ana, Pe. André Martins Melo. Centenas de devotos da Senhora Sant’Ana participaram do momento, tanto na Igreja Matriz quanto na transmissão que acontecia ao vivo pelo Facebook. Por meio de interações virtuais, os devotos mandavam mensagens durante a celebração.

Pe. André Martins Melo e Sant'Ana. CRÉDITO: Iago Cavalcanti

Pe. André Martins Melo e Sant’Ana.

O Padre André Melo, enfatizou três pontos em seu sermão: a coragem que o povo de Deus precisa ter para enfrentar as tribulações da vida; a aceitação do público com o novo formato da festa e menos comunidades participantes; e a expectativa da chegada do Jubileu de Prata, com os 25 anos de existência da paróquia em 2017.

“É tempo de alegria e de dizer muito obrigado, muito obrigado de coração. Agradeço a todas as equipes envolvidas em nossa festa, agora, nossa vida continua e não podemos parar… Mas para termos sabedoria para enfrentar as coisas da vida, precisamos de um coração aberto para escutar Deus. Vamos confiar em Deus para que ele derrame profundas graças em nossas vidas assim como ele derramou em Sant’Ana”, exclamou Pe. André Melo.

Senhora Josefa Pedro Dantas segura a imagem de Sant'Ana. CRÉDITO: Iago Cavalcanti

Senhora Josefa Pedro Dantas segura a imagem de Sant’Ana na área interna de sua casa.

Eram 17h30 quando o andor de Sant’Ana deixou a Matriz e foi conduzido pelo Terço dos Homens pelas ruas do Soledade II e do Santarém. Muitos devotos montaram homenagens na frente de suas casas e pagaram promessas no percurso como forma de professar a fé e agradecer por graças alcançadas.

A senhora Josefa Pedro Dantas montou um altar com a imagem de Sant’Ana na área interna de sua casa. Na passagem da procissão ela veio até o portão e disse que é muito devota da santa. “Eu amo Sant’Ana de coração, faz muitos anos que sou devota. Comecei a ir para a procissão dela em Caicó, quando eu tinha 25 anos; hoje estou com 73 e acompanho da porta de casa. Sinto uma emoção muito grande”, conta segurando a imagem da padroeira.

Senhora Fátima Chagas acena com o lenço na procissão. CRÉDITO: Iago Cavalcanti

Senhora Fátima Chagas acena com o lenço na procissão.

Já para Maria de Fátima Costa das Chagas, o novenário e a procissão de Sant’Ana são momentos para pagar uma promessa de 22 anos atrás. “Sofri um acidente e quebrei as pernas, a bacia, e fraturei a coluna. Um muro de 4,5m caiu por cima de mim e eu estava há 2 anos toda engessada e de cama. Pedi a Jesus minha cura com intercessão de Nossa Senhora e Sant’Ana. Assim que comecei a andar acompanhei novenas e procissão e desde então estou aqui todos os anos agradecendo por minha graça alcançada”, revela a devota, que todos os anos acompanha a procissão com um lenço branco.

A procissão de Sant’Ana é um tradição que já dura 24 anos e sempre é possível encontrar diferentes histórias, contadas pelos próprios devotos no percurso. Muitas famílias que já viveram no interior e agora moram na cidade, aproveitam para reviver momentos de devoção junto a passagem da santa no cortejo.

Senhora Francinete Nazário, ao centro, acolhe a passagem de Sant'Ana com suas amigas. CRÉDITO: Iago Cavalcanti

Senhora Francinete Nazário, ao centro, acolhe a passagem de Sant’Ana com suas amigas.

Durante o percurso, muitas famílias aproveitam para demonstrar o carinho por Sant’Ana com faixas em homenagem à padroeira em suas casas. Segundo Francinete Nazário, que fez uma faixa com os dizeres “Viva Sant’Ana”, a avó de Cristo também é sua madrinha. “Naquela época botavam os santos para serem padrinhos das crianças, e minha mãe botou ela para ser minha madrinha. Todos os dias eu peço a benção dela como se fosse uma pessoa mesmo. Também peço proteção para ela me ajudar e ajudar minha família em tudo”, confessa a afilhada.

Na chega à Matriz houve o arriamento da bandeiras e a Benção do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Pe. Darci Lopes, Vigário Paroquial de Sant’Ana. Em seguida uma chuva de papel picado acompanhada da queima de fogos, formaram um show pirotécnico, que marcou a despedida dos festejos no ano de 2016.

Procissão da 24ª Festa de Sant'Ana. CRÉDITO: Iago Cavalcanti

Procissão da 24ª Festa de Sant’Ana.

Confira abaixo algumas imagens da Missa Solene: